Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã

1 6ª Ação de Capacitação



Decorrerá no próximo dia 15 de junho a 6ª Ação de Capacitação, no âmbito do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver. Esta ação é destinada aos produtores de fumeiro e terá como tema a “Importância da Certificação IGP. Especificações IGP, a qualidade e a valorização dos produtos tradicionais”. Terá como orador o Engº. João Santos Silva.

1 Seminário de Valorização do Fumeiro de Montalegre



Irá realizar-se no próximo dia 30 de maio de 2019 o Seminário de Valorização do Fumeiro de Montalegre, com o objetivo principal centrado na Apresentação do Plano Estratégico da Fileira do Fumeiro de Montalegre. Contará com a presença de oradores especializados e com um espaço de debate.

1 4ª Visita de Estudo



Irá decorrer no dia 25 de maio de 2019 a 4ª Visita de Estudo, promovida pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, à Expo Carne, na ExpoSalão da Batalha. O objetivo principal será a reunião com fabricantes, importadores e representantes de máquinas, equipamentos e acessórios para a indústria da carne num espaço de encontro entre profissionais do ramo.

1 7º Encontro de Produtores



Vai realizar-se no próximo dia 22 de novembro de 2018 o 7º Encontro de Produtores de Fumeiro, dinamizado pelo Eng.º João Santos Silva da DRAPN – Direção Regional da Agricultura e Pescas no Norte. Serão apresentadas as especificações técnicas do Caderno de Encargos da Desmancha a implementar no Matadouro de Montalegre.

1 5ª Ação de Capacitação



Terá lugar no próximo dia 10 de novembro de 2018 a 5ª Ação de Capacitação, dinamizada pelo Eng.º João Santos Silva da DRAPN – Direção Regional da Agricultura e Pescas no Norte, sobre o tema (Raças Autóctones (Porco Bísaro) e Melhoramento Animal, Cruzamento de Raças para Produção do Fumeiro de Montalegre).

1 6º Encontro de Produtores



Decorrerá no próximo dia 26 de outubro de 2018 o 6º Encontro dos Produtores do Fumeiro de Montalegre, onde serão apresentados os resultados das análises microbiológicas e químicas feitas às cozinhas do Fumeiro de Montalegre. A sessão contará com a presença do Professor Luís Patarata da UTAD.

1 4ª Ação de Capacitação



A 4ª Ação de Capacitação dirigida aos produtores de Fumeiro da região de Montalegre será composta por duas sessões, a primeira, teórica, dia 09 de junho de 2018, no Pavilhão Multiusos de Montalegre e a segunda, no dia 16 de junho de 2018 e terá o objetivo de observar e participar na sessão de uma prática real de inseminação artificial numa exploração.

1 5.º ENCONTRO DE PRODUTORES DE FUMEIRO DE MONTALEGRE



No dia 30 de Agosto no Pavilhão Multiusos de Montalegre, a convite da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar, dinamizou uma intervenção formativa que visou os empresários do Fumeiro de Montalegre. Esta intervenção contou com a presença do Subinspetor-Geral da ASAE, Dr. Fernando Pereira na sessão de abertura e teve como tema central a rotulagem e rastreabilidade dos produtos agroalimentares à base de carne e foi promovida no âmbito do projecto Fumeiro de Montalegre, Cooperar para Competir e Desenvolver, projecto comunitário financiado pelo Portugal2020 que se encontra a ser executado por esta

1 8º Encontro de Produtores



Irá decorrer no próximo dia 4 de julho de 2019, pelas 10H00, o 8º Encontro de Produtores. O tema central será a “Certificação IGP” e ficará a cargo do Engº. António Mantas da empresa Sativa. Contará ainda com a presença do Presidenta da Câmara Municipal de Montalegre, Dr. Orlando Alves, e do Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Boaventura Moura.

1 ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE FUMEIRO DE MONTALEGRE DESENVOLVE



3ª VISITA DE ESTUDO

Será no próximo dia 28 de março, que irá acontecer a 3ª Visita de Estudo, destinada a promover a cooperação e competição empresarial, no âmbito da execução do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver.
A Visita de Estudo destina-se aos produtores de Fumeiro de Montalegre e prevê a visita à UTAD – Universidade de Trás-dos- Montes e Alto Douro, em Vila Real, com o objetivo de recolher informações sobre as competências da UTAD na área da inovação das carnes, competências técnico-científicas e equipamento disponíveis para apoio aos produtores de Fumeiro de Montalegre.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email fumeirobarroso@gmail.com ou do telefone 276 510 200 / 966 960 887.
A ação decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas do Norte 2020 e estará em curso até janeiro de 2019, em Montalegre. O projeto é promovido pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, em parceria com a Câmara de Montalegre, tendo por objetivo aumentar a competitividade e valorização da fileira do fumeiro, estimular a cooperação entre os agentes e incrementar os níveis de inovação nos processos de produção e comercialização.

1 Showcooking (Chef Marco Gomes)



Será no próximo dia 27 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, que irá acontecer a sessão de showcooking, destinado a estimular a cooperação entre os agentes e incrementar os níveis de inovação nos processos de produção e comercialização valorizando a fileira de Fumeiro da região de Montalegre.

1 4º Encontro dos Produtores do Fumeiro de Montalegre



Transporte dos Suínos da Exploração para o Matadouro e Abate – Procedimentos documentais e boas práticas de bem-estar animal.

Dr. Domingos Moura – Médico Veterinário Municipal de Montalegre.

1 2.º Visita de Estudo Empresa Bísaro – Salsicharia Tradicional – Bragança



6 de novembro – 07h00 -17h00

1 3.ª Acção de Capacitação – Boas Práticas de Higiene e Fabrico do Fumeiro de Montalegre, e respetiva Rotulagem e Rastreabilidade



Será no próximo dia 25 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, que irá acontecer a 3ª Ação de Capacitação, destinado a promover a cooperação e coopetição empresarial, no âmbito da execução do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver.

A sessão destina-se aos produtores de Fumeiro de Montalegre e prevê uma sessão promovida pela empresa Libel, com o tema “Boas práticas de higiene e fabrico do Fumeiro de Montalegre, respetiva rotulagem e rastreabilidade”, a decorrer entre as 9h00 e as 17h30, com pausa para almoço.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email fumeirobarroso@gmail.com ou do telefone 276 510 200 / 966 960 887.

O 3ª Ação de Capacitação decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas do Norte 2020 e estará em curso até janeiro de 2019, em Montalegre. O projeto é promovido pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, em parceria com a Câmara de Montalegre, tendo por objetivo aumentar a competitividade e valorização da fileira do fumeiro, estimular a cooperação entre os agentes e incrementar os níveis de inovação nos processos de produção e comercialização.

1 ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica



A Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã promove no próximo dia 30 de Agosto no Pavilhão Multiusos de Montalegre uma sessão publica de esclarecimentos dinamizada pela ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica dedicada à temática da ROTULAGEM E RASTREABILIDADE DE PRODUTOS À BASE DE CARNE. Esta Sessão acontece no âmbito do projecto em curso na APFTFB “Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver” que tem como objetivo aumentar a competitividade e valorização da fileira do Fumeiro de Montalegre. Este projecto é financiado pelo Norte2020 e pela União Europeia.

1 3º Encontro de Produtores – Boas Práticas de Higiene e Fabrico do Fumeiro de Montalegre e Respetivo Enquadramento Legal



Decorreu no pavilhão multiusos de Montalegre mais uma reunião de produtores, destinada a promover a cooperação e competição empresarial, no âmbito da execução do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver. Uma sessão de esclarecimento, sob o tema “Boas práticas de higiene e fabrico do Fumeiro e respetivo enquadramento legal” apresentada pela ASAE.

1 2º Encontro de Produtores – Apresentação do Plano Estratégico a desenvolver e apresentação de um caso de sucesso do setor



O segundo encontro de produtores em 2017 decorreu no passado dia 20 de junho e contou com a presença dos produtores de Fumeiro de Montalegre.

Nesse encontro foi apresentado o Plano Estratégico a desenvolver para o Fumeiro de Montalegre no âmbito do PROJETO – FUMEIRO DE MONTALEGRE COOPERAR PARA COMPETIR E DESENVOLVER, pelo professor Luis Tibério da UTAD.

Foi ainda possível testemunhar um caso de sucesso do setor, a empresa Bísaro Salsicharia Tradicional, de Bragança. A Drª Alexandrina apresentou a História da empresa, as áreas de negócio e produtos comercializados, os canais de distribuição dos produtos, o Rebrabnding da marca e aposta na inovação dos produtos.

1 1ª Visita de Estudo - Feira nacional de agricultura (FNA 17) em Santarém



A primeira visita de estudo realizada no âmbito do PROJETO – FUMEIRO DE MONTALEGRE COOPERAR PARA COMPETIR E DESENVOLVER, realizou-se no passado dia 17 de junho, à Feira Nacional de Agricultura em Santarém onde foi possível recolher informação sobre boas práticas do setor, em específico nas seguintes áreas:

Equipamentos suinicultura;

Sistemas de etiquetagem e software específico;

Controlo de pragas;

Produção de fumeiro;

Cutelaria.

1 1º Encontro de Produtores – Apresentação do Projeto Fumeiro de Montalegre cooperar para competir e desenvolver



O primeiro encontro de produtores em 2017 decorreu no passado dia 23 de março e contou com a presença dos produtores de Fumeiro de Montalegre.

Nesse encontro foi apresentado o PROJETO – FUMEIRO DE MONTALEGRE COOPERAR PARA COMPETIR E DESENVOLVER que visa capacitar e dinamizar a Fileira do Fumeiro de Montalegre, de forma a criar um ambiente profícuo de coopetição (cooperação/competição) entre os diferentes agentes, contribuindo para a promoção da competitividade e sustentabilidade da fileira e do território.

OBJETIVOS

Contribuir para a melhoria contínua dos processos de produção e comercialização das empresas da Fileira do Fumeiro de Montalegre;
Melhorar a capacidade de organização da fileira e a sua sustentabilidade;
Sensibilizar o tecido empresarial para a importância da cooperação empresarial e das suas vantagens;
Atrair investidores, particularmente os jovens, para a criação de novas empresas na Fileira do Fumeiro;
Reforçar a confiança dos consumidores no Fumeiro de Montalegre;
Contribuir para a promoção e valorização do Fumeiro de Montalegre.


AÇÕES

Ação 1: Plano Estratégico para a competitividade inteligente da Fileira do Fumeiro de Montalegre.

Ação 2: Promover a cooperação e a coopetição empresarial através darealização de encontros trimestrais de produtores, organização de visitas de estudo para a recolha de boas práticas e ações de capacitação dos produtores.

Ação 3: Estimular o rejuvenescimento da Fileira do Fumeiro de Montalegre através da sucessão geracional.

Ação 4: Organizar ações de sensibilização dos produtores para a qualidade do Fumeiro de Montalegre valorizando a origem e o modo de produção/fabrico.

Ação 5: Sensibilizar e informar o consumidor para o consumo do Fumeiro e promover o Fumeiro de Montalegre no mercado.

EQUIPA TÉCNICA

Fernando Pereira (Associação de Fumeiro)

Rui Duarte (Associação de Fumeiro)

Fernando Moura (Município de Montalegre)

1 2ª Ação de Capacitação – Técnicas de Cura



A sessão de capacitação, dirigida aos produtores de Fumeiro da região de Montalegre, foi dinamizada pelo Chef Vítor Oliveira, através de uma exposição teórica da temática e uma vertente mais prática de visita aos locais de produção. Métodos de produção de Fumeiro: A sessão permitiu a capacitação e dotar os participantes de conhecimentos sobre as diversas técnicas de cura existentes e que melhor qualificam o presunto da região. Visitas técnicas aos locais de produção: Foram realizadas visitas a locais de produção de forma a ser possível o contacto in loco da aplicabilidade das técnicas de cura.

1 1ª Ação de Capacitação – Corte de Presunto



A sessão de capacitação, dirigida aos produtores de Fumeiro da região de Montalegre, foi dinamizada pelo Chef Vítor Oliveira e permitiu capacitar e dotar os participantes de conhecimento sobre técnicas de corte de presunto.

Foram também evidências boas práticas no corte de presunto assim como a análise da qualidade do mesmo através da técnica de corte.

1 Showcooking (Chef Vítor Oliveira)



Será no próximo dia 28 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, que irá acontecer a sessão de showcooking, destinado a estimular a cooperação entre os agentes e incrementar os níveis de inovação nos processos de produção e comercialização valorizando a fileira de Fumeiro da região de Montalegre.