Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Tem como missão, defender, representar, formar e informar os seus sócios nos seus aspetos técnicos, socioecónomicos, legais e sociais. Constituição de uma fileira produtiva de fumeiro e outros produtos locais robusta, assente nos agricultores e empresários agrícolas locais, que permita o aumento da cadeia de valor associada a estes produtos de qualidade com denominação de origem controlada, incrementando o rendimento das suas atividades económicas de modo a torná-las rentáveis e atrativas.

As atividades levadas a cabo dividem-se em dois tipos: A.ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DO FUMEIRO E PRESUNTO DO BARROSO. A APFTFB é responsável pela organização de evento em parceria com a Camara Municipal de Montalegre. As suas responsabilidades consistem em assegurar a genuinidade e a qualidade dos produtos comercializados no evento através da implementação de um plano anual de controlo por etapas. Tem também a seu cargo a seleção e inscrição efetiva de todos os expositores.

B. SERVIÇOS PRESTADOS EM FORMA DE APOIO TÉCNICO AOS SEUS SÓCIOS: Elaboração de candidaturas a projectos de Apoio ao Investimento (AGRIS/PRODER/PDR) em Unidades de transformação de Fumeiro, Panificação, Doces, compotas geleias e marmeladas, mel, plantas aromáticas e medicinais, licores, etc.

Instrução de Processos de Licenciamento da Actividade Industrial dos estabelecimentos dos sócios. Instrução de Processos de Reconhecimento do estatuto de Artesão e Unidades Produtivas Artesanais, nos termos do Dec. Lei 110/2002 de 16 de Abril e portaria n.º 1193/2003 de 13 de Outubro.

Formação Profissional nas áreas de formação sensíveis às necessidades dos nossos Associados mediante Protocolo com Entidades Formadoras Certificadas.

Caracterização, promoção e divulgação de uma região com alto potencial turístico e de grande riqueza e variedade gastronómica como é Barroso; Implementação estratégias, com o objectivo de apoiar, promover e dinamizar a actividade tradicional da produção de fumeiro, aumentando e apostando na qualidade e aumentar a quantidade de produção. Apoio técnico e consultoria nas áreas da segurança alimentar.